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Curiosamente, muitas teóricas feministas brasileiras e latino-americanas rejeitam o conceito de patriarcado, o que examino mais adiante.
Links agarwala, Bina (org.) (1988).
Quando a dominação do Estado sobre a ordem privada não é total, como no caso do Brasil, falta ampliar a linha de argumentação, apresentando de forma persuasiva a relação entre família e sistema patrimonial.
A transferência da coroa portuguesa para o Brasil acentua a tendência centralizadora e, embora até possam ocorrer iniciativas de caráter liberal, a ordem patrimonial é predominante.Fetiche desvio do interesse sexual para algumas partes do corpo do parceiro.Todavia, o autor preconiza um tipo de apreensão da sociedade brasileira por meio de outra corrente sociológica francesa, evitando assim qualquer aproximação de sua proposta com o enfoque de Comte ou de seus discípulos. Links pateman, Carole (1988).A família patriarcal e o modelo de relações políticas derivado da família estão no cerne dessa questão.Os escravos, todavia, são alienados do sistema de benefícios patrimoniais, como seriam subseqüentemente marginalizados pela ordem competitiva da sociedade de classes.Oxford: Blackwell Publishers Links shanley, Lindon e Pateman, Carole (1989).São Paulo: Companhia Editora Nacional.Faoro, no entanto, observa como Caio Prado.A prepotência do pai-de-família vai dando lugar à função econômica de provedor.As atividades empresariais, independentes do governo central, aponta o autor, são pesadamente taxadas.Há sempre dimensões que escapam à visão teórica, particularmente quando se trata de tipos ideais.Com isto Faoro se rebela contra o argumento de que uma das principais instituições sociais brasileiras, independentes do Estado, é a família, conforme as interpretações de Silvio Romero, Nísia Floresta, Oliveira Vianna, Gilberto Freyre, Joaquim Nabuco, Sérgio Buarque de Holanda e Antônio Cândido, entre outros.As mulheres (Nabuco, 1988,.38) usam ervas daninhas e venenos, matando o feto no ventre, enterrando-o no mato.Todavia, o sistema patriarcal pode constranger o senhor a tratar seus súditos de forma protetora, o que o distingue das relações que ocorrem com a exploração racional da força de trabalho sob o sistema capitalista.A partir do século XIX, indica Saffioti, estaria consolidado o poder dos chefes de parentela, tchat plano de cul gratuit levando o Estado patrimonial a se assentar muito mais num tipo de patrimonialismo patriarcal do que em um patrimonialismo estamental.
A paternidade inexiste, observa Nabuco, pois a família é negada, e a escrava está sujeita à luxúria dos brancos.




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